É incrível como descobrimos determinadas bandas, principalmente pela maneira despretenciosa como isso as vezes acontece. No ano de 2000 eu estava prestes a me formar e de tão aplicado que era na faculdade estava apavorado com meu TFG, pois não dava jeito de concluí-lo, quando fui pedir ajuda para o meu colega Guinther, o cabeção em Delphi da turma. O Guin também era fissurado em rock n' roll e naquela noite estava escutando um CD que comprara sei eu onde mas com um som bacana, que não agredia os ouvidos. Era o álbum Strenght in Numbers do Tyketto. Eu me achava "o conhecedor de bandas" e fiquei surpreso por nunca ter ouvido falar naquela. Foi aí que me dei por conta que, na verdade, eu não conhecia nada de hard rock, achando que o estilo se limitava a Mr. Big, Europe, TNT, Bon Jovi, Firehouse, Poison, Whitesnake, e mais algumas outras poucas. Procurando mais material do Tyketto pude conhecer esse novo universo musical que é composto por bandas essencialmente americanas, pois o hard rock tem uma influência diretíssima do country music (nada mais natural, portanto, que esse estilo musical seja predominante nos EUA). Foi nesse momento que conheci bandas como: White Lion, House of Lords, 91 Suite, Avalon, Atlantic, Danger Danger, Hardline, Final Frontier, as meninas do Vixen e... claro, o próprio Tyketto.
Pois então, vamos apresentá-la...
O Tyketto é uma banda de Nova York formada em 1991 tendo em seu line-up Danny Vaughn com seu incrível vocal, o guitarrista Brooke St. James, o baixista Jimi Kennedy e o baterista Michael Clayton Arbeeny.
Como disse, de início só conhecia o trabalho do álbum Strenght in Numbers, este sendo o segundo da banda. No entanto, a banda faz seu debut com Don't Come Easy onde emplaca a maioria de seus hits, como Forever young, Burn down inside, Wings, Seasons e a baladíssima Standing Alone.
A banda sobra em competência musical, seu ponto alto é Vaughn com seu vocal afinadíssimo e cristalino mesmo que os demais músicos não deixem a desejar. O Tyketto é enaltecido por todos os amantes do hard rock como um dos ícones do estilo.
Mas,... poxa, por que cargas d'água essa banda não ficou tão famosa se assim é tratada? A resposta é simples: O Tyketto lançou-se em 1991 e naquela época a aberração musical chamada "grunge" estava tomando conta das rádios. Todo o mundo queria ouvir a podreira dos débeis mentais do Nirvana e demais bandas que faziam o tão aclamado "som de Seattle". Graças a Deus foi só uma fase. Me penitencio até hoje por usar aqueles bermudões xadrez ridículos. Mas isso é passado (ainda bem!). Aquela foi uma fase negra para todas as bandas de hard/heavy, a excessão das gigantes que por seu porte se mantinham. Muitos projetos de bandas nesses estilos lançados naquela época foram a bancarrotas, alguns exemplos: Adrian Smith sai do Iron Maiden, tenta o Psycho Motel e acaba morrendo na praia, assim como Dee Snyder (o locão do Twisted Sister) arrisca-se com o Widowmaker e também não vai longe. Dessas duas, eu gostava mais do Widowmaker que era um heavy tradicional e grudento, bem estilo Snyder. Já o Psycho Motel... sem comentários. A única vertente de rock pesado que se sustentou foi o thrash metal, com as obras-primas do Metallica (Black Album, não mais tão thrash...), Megadeth (Rust in Piece), Slayer (Seasons in the abyss) e aqui no Brasil o estouro do Sepultura (Arise). O metal farofa então (aqueles que gastavam duas latas de laquê cada um antes de entrar no palco), também conhecidos por "Glam Metal", nem se fala. Muitas bandas foram a óbito, inclusive gravadoras que insistiram em investir nesses estilos naqueles anos.
Com esse cenário, o Tyketto não pode alcançar seu espaço merecido na mídia, sufocado pela sensação do momento que era o grunge ou então pelo também recém-nascido "rock alternativo". Por conta disso, a banda é hoje mais conhecida por ser injustiçada pela mídia do que pelo seu hard rock competentíssimo, o que é lamentável. Em outra época, o Tyketto certamente se equipararia com outros grandes do estilo como Bon Jovi e Firehouse.
É pra ver como o mercado fonográfico e a mídia que o envolve cometem erros. Em decorrência de seu lançamento num momento "inoportuno" o Tyketto somente começa a ser reconhecido aos poucos e apenas no cenário hard rock. Em 2008 foi realizado o evento Hard in Rio II, um festival musical que cultua o hard rock no Rio de Janeiro. Adivinha qual foi a atração principal?
Tyketto no Hard in Rio II |
De 1991 pra cá o Tyketto se desfez e se refez umas trocentas vezes alternando alguns músicos. Volta e meia se apresentam e fazem excursões. Estas pelo visto deram mais pilha para os caras que parecem estar na ativa de novo. Esse ano a banda anunciou contrato com a Frontiers Records para a gravação de um novo disco, previsto para sair no início de 2012. Será o primeiro lançamento exclusivamente de inéditas desde Shine, de 1995:
“Estamos trabalhando em algumas das melhores idéias que tivemos em anos. Será um som na linha de Don’t Come Easy (primeiro trabalho do grupo), mixado a novos elementos e grandes surpresas” Declarou a banda em pronunciamento oficial.Os quatro membros originais (Danny Vaughn, Brooke St. James, Jimi Kennedy e Michael Clayton) estão envolvidos nesse retorno.
Infelizmente não é fácil achar material desses caras. Já procurei por tudo mas não acho CD, muito menos DVD deles pra comprar. O jeito foi apelar para a Internet. É uma pena, pois quem me conhece sabe que ainda curto comprar CDs e ficar saboreando o encarte enquanto ele toca no player.
É isso aí, tá dada a dica: eis uma bela banda de hard rock e indico ela para aqueles que curtem um rock n' roll bem tocado, audível e de extremo bom gosto. Fica a dica também de presente para o meu aniversário, se encontrarem, eh eh eh.
Abaixo, um videozinho do Tyketto de um de seus maiores sucessos, a baladinha Standing Alone. No YouTube tem mais.
Site oficial da banda: http://www.tyketto.de/
Valeu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário