segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sempre ao seu lado

Seguinte:
Se você gosta de cachorro como eu então não assista ao filme Sempre ao seu lado (Hachiko - A Dog's Story, 2009), estrelando Richard Gere e Joan Allen, a menos que esteja de bem com a vida.
Agora a noite estava de bobeira quando resolvi passear pelos canais de TV a cabo e me deparei bem no iníciozinho desse filme. Fiquei bastante receoso em assistí-lo pois tinha prometido a mim mesmo que não iria fazer isso, tal foi minha choradeira com Marley & Eu. Mas a curiosidade pela história falou mais alto, ainda mais pelo roteiro ter se baseado numa história real.
O longa é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão no início do século. Hachiko é o nome de um cachorro da raça akita que ficou famoso em todo o país depois que apareceu em reportagens de jornais que contavam sua história de lealdade ao seu dono, um professor da Universidade de Tóquio. Todos os dias Hachiko acompanhava seu amigo até a estação de trem e estava lá quando ele voltava para casa.
A história deste cachorro virou uma lenda no Japão e foi usada em escolas e casas para ensinar às crianças a importância lealdade entre amigos. Serviu também para despertar no país uma onda de criações de akitas, raça pura japonesa que estava cada vez menos popular. Há hoje na estação de Shibuya uma estátua de Hachiko, no lugar onde ele ficava esperando seu dono voltar.
O filme é, no entanto, baseado numa cidade americana com personagens americanos (tinha como ser diferente?).
Quando assisti ao trailer do filme, prometi a mim mesmo que não iria assistir o filme. Não cumpri minha promessa e me dei mal: me esvaí numa choradeira sem tamanho.
Simplesmente não há como não gostar do filme. Você pode gostar de cães ou não, basta ter coração para assistir ao filme e chorar.
O detalhe é que não nos emocionamos pelo cão em si, mas pela atitude de fidelidade que ele tem com seu dono. Ao contrário de Marley & Eu, quem faz a falta na história é o dono do cão e não o contrário.
Recomendo o filme. Não apenas pelo apego a cães que temos mas por ser um trabalho de bom gosto. É disso que estamos precisando ultimamente em nossas TVs e cinemas.

Um comentário:

  1. Não estou sozinha nessa. Engraçado que não me emocionei em "Marley e Eu". Acho que só eu achei o filme fraco, achei horrível a interpretação de Owen Wilson e Jennifer Aniston. Por outro lado, chorei horrores ao assistir a "Para sempre a seu lado". Sou apaixonada por cachorros, peguei três na rua. Chorei muito e de soluçar acho que a metade do filme. Esse merece 5 estrelinhas.

    ResponderExcluir