Dezenas, duzias, centenas deles... disponíveis e bem visíveis na prateleira do DVDs internacionais.
Cara...Foi instintivo!
Não pensei duas vezes ao botar na cestinha. Custava apenas 54,00 mangos, em um box com 2 DVDs. Sim meus amigos, esperava desde meados de 2010 pelo seu lançamento: o DVD alusivo ao Big 4!
A turnê histórica das quatro maiores bandas do trash metal americano reunidas numa única turnê que varreu a Europa e foi documentada no Sonisphere Festival, em Sofia, Bulgária. A mídia já estava a muito tempo divulgando a turne com as quatro bandas e anunciando o lançamento do memorável e histórico DVD com os shows na íntegra, especialmente na Internet. Abaixo o teaser postado no YouTube:
Há muito tempo que especulava-se o encontro das 4 bandas em um show, quem diria em uma turnê. Por incrível que pareça, havia sim, alías sempre houve, aspectos que relacionavam as bandas entre si além do estilo musical. Kerry King (Slayer) já tocou no Megadeth. Dave Mustaine (Megadeth) foi o primeiro guitarrista do Metallica, e por aí vai, além de muitas arestas por serem aparadas entre esses caras.
Bom. Pelo que pudemos ver, o que foi no passado ficou no passado e todos agora formaram por um tempo uma grande família.
Inegável que essas 4 bandas fizeram história. Capitaneadas pela mais famosa delas - Metallica, fizeram uma turnê memorável onde todos foram protagonistas, embora, como já demonstrei, o Metallica fosse a principal banda, com maior divulgação, maior repertório e com o horário mais nobre dos shows. Mas nada que abalasse o espírito de fraternidade entre as bandas.
Devo ressaltar, no entanto, que este encontro, então batizado como The Big 4 (The Big Four) é referente as 4 maiores bandas de trash metal dos EUA e não do mundo. Seria injusto deixarmos de fora bandas como Kreator e Destruction (ambas alemãs). Fiquei surpreso também que o Testament não está nesse time (aí seria The Big 5). Em muitas reportagens que vi, o Testament foi considerado uma das maiores bandas de thrash metal dos EUA. Bom, deixa assim...
Fiquei ancioso para chegar em casa e botar o DVD para rodar. Foi uma ótima tarde de sábado. Me acomodei bem no sofá, o primeiro show foi do Anthrax.
Devo dizer, antes de mais nada, que conheço muito pouco de Scott Ian e sua banda, mas sem dúvida nenhuma, foi o show mais divertido do DVD. Já conhecia os clássicos como 'Anti-social' e 'Indians', e na versão apresentada estavam arrebatadores. Pra judiar mais, resolvem fazer um breve cover de 'Heaven & hell' do Black Sabbath em homenagem a Dio. Na voz de Joe Belladonna ficou simplesmente fantástico. Em síntese: o show do Anthrax foi nota 10.
Depois veio o Megadeth. Mustaine e seus novos pupilos (ele renovou a banda,... de novo!) subiram ao palco junto com o companheiro de estrada David Ellefson (que quebrou o pau com Mustaine na justiça e depois se arrependeu). É impressionante nesse caso, o profissionalismo desses caras. Eu jurava que muita coisa nas músicas dos álbuns de estudio do Megadeth eram mixagens ou efeito pós-gravação. Ao vivo, tudo foi reproduzido tal qual. Tá certo que a pedaleira das guitarras ajuda, mas a performance dos caras foi de tirar o chapéu. Adorei 'Hangar 18', 'A out le monde', 'Sweating bullets' (impagável) e amatadora 'Symphony of Destruction'. Mesmo debaixo d'água' (pois caiu um toró) o Megadeth matou a cobra e mostrou as baquetas!
Daí veio o Slayer. A banda mais obscura dessa galera toda. Não consegui ver todos entrosados com os demais como vi com outras bandas. Vi apenas Tom Araya e Dave Lombardo junto com os demais, mas não Kerry King e Jeff Hanneman. Bem: existem "sons" e "sons" do Slayer. Na sua maioria eu não gosto muito. Apesar de eu gostar de uma música pesada, confesso que sou mais partidário daquelas músicas 'audíveis' e não são muitas que considero no Slayer. Mas destacaria, no entanto, 'Seasons in the abyss' e a clássica 'Rainning Blood'.
Finalmente veio ao palco o Metallica. Quem já assistiu ao box 'Orgulho, paixão e glória: três noites na Cidade do México' não viu nada de diferente, na verdade o show é praticamente o mesmo. Destaco na apresentação 'Welcome Home (sanitarium)' e a histórica jam conduzida por eles juntamente com as outras 3 bandas do Big Four. Foram 17 músicos no palco tocando 'Am I Evil?' do Diamond Head'. Nesse momento histórico e inesquecível pudemos ver a emoção dos participantes nos extras do DVD.
Resumo da ópera: um baita DVD com 4 das melhores bandas de música pesada do planeta.
Ao assistir a shows antológicos como esse eu fico me perguntando: qual será o futuro deste estilo musical? Pergunto isso porque simplesmente não vemos renovação. Só lixo.
Recomendo...
E nas Americanas tá baratinho.
Caramba, obrigado por avisar! Como eu queria ter ido num show desses, pagava milão pra ir, foi histórico, vou amanhã mesmo no shopping comprar essa bagaça aí, rs
ResponderExcluirValeu!