Contrariando a praticamente todos os meus amigos eu ainda insisto em comprar CDs. Embora chamado de troxa pra fora, ainda gosto de saborear os encartezinhos e a arte final da ambalagens. Não poderia ser dessa vez que deixaria de comprar mais um CD, o último do Iron. Embora eu confesse que não seja o fã número 1 da banda, digo que é minha segunda banda favorita e por isso tenho alguns CDs deles sim, apesar de já ter ouvido a todos cuidadosamente. Também devo admitir que desde o "Brave New World" o Iron vem resbalando e fazendo trabalhos de péssima qualidade, como se os dois ultimos albuns tivessem sido lançados apenas para cumprir algum tipo de contrato, pois são uma verdadeira bosta.
Deixando a especulação de lado, de que este seria o 15º e ultimo album de estudio da banda, sai "The Final Frontier". Pois bem, eis minha opinião:
Está longe de ser um petardo como "The Number of the beast", "Powerslave" ou "Piece of Mind", mas dá pra dizer que finalmente tivemos o Iron de volta. É claro que um setlist somente com as músicas deste album não iriam segurar muita coisa. Aliás, um show do Iron não será um show do Iron sem as músicas clássicas (obs: acho que "Brave New World" e "Blood Brothers" já podem ser consideradas classicos).
Não dá pra negar que o Iron Maiden como banda não tem mais a pegada de 20 anos atrás e que sua música está muito mais progressiva, com arranjos bem cuidados e bem mais distante do som cru do NWOBHM (a lendária sigla).
Também devo admitir que não sou fã de todas as músicas dos albuns antigos do Maiden. Pra falar a verdade, de cada album eu selecionaria para o meu MP3 umas 3 ou 4 de cada (a excessão dos fraquíssimos Dance of Death e A Matter... que são umas porcarias em sua íntegra). Não poderia ser diferente em "the Final Frontier". Adorei a música título e aproveito para dizer que foi uma cagada colocar a porcaria da "Satellite 15" na mesma faixa da "The Final Frontier". Tenho sempre que ficar apertando no forward para passar aqueles 4:36 minutos chatos para escutar o que quero. Adorei "The Final Frontier", achei meia boca "El Dorado", o single do álbum que foi "tão aclamado" pela mídia. "Mother of Mercy" começa legal e tal, mas o tom alto do Dickinson mostra que ele não precisa tentar inventar novs forms de se cantar e isso fazcom que ele fique muito chato. Gostei muito de "Coming Home", embora meio progressiva, me lembrou muito os trabalhos do Dickinson solo e podemos chama-lá de balada, mas construída com peso e muita competencia. "The Alchemist" também é legal, mas não iria para o MP3. As demais faixas são boas mas nada excepcional. Porém... "When the wild wind blows" é uma maravilha! Longe de ser um som extremamente pesado, é pesado, meio prog, mas é pura inspiração. Eu ainda vou ouvir a galera num show cantando com Bruce essa faixa. "The Final Frontier", "Coming Home" e esta ultima iriam para o meu MP3, de forma que eu dou nota 8 para o album e fico feliz, pois o Iron Maiden ainda é o Iron Maiden.
Nenhum comentário:
Postar um comentário