Eu sei, eu sei...
o Album "Polaris" dos finlandeses Stratovarius foi lançado no primeiro semetre ainda do ano passado. Mas mesmo assim gostaria de deixar minhas impressões sobre este album, pois, além de ser uma das bandas que gosto muito, também é um marco na renovação musical dos caras, que quebraram o pau com Timo Tolkki, então dono da banda e ultimo remanescente as antigas formações.
O som do Stratovarius é um som virtuoso, calcado no estigma da linha heavy metal melódico (não power metal), com arranjos bem feitos e tal. Embora o cara fosse um chato de marca maior, Timo Tolkki era a alma musical da banda. 99% das composições eram dele. Seus arranjos e riffs eram legais mesmo. Com a saída dele a banda perdeu muito musicalmente, Matias Kupiainen, no novo guita, não tem a mesma expressão musical.
Confesso que dessa vez eu não comprei o CD, mas eu o baixei e até fui ao show dos caras em Porto Alegre. O som do album é muito bom, tem todos os elementos do Strato, mas como já disse o ponto fraco é a guita. Não que o cara não soubesse tocar, mas o Tolkki tinha mais feeling (falar de feeling de uma banda finlandesa, que vive quase sempre coberta de neve,...), em seus solos não mostrava todas as ferramentas de uma vez, não estava interessado em mostrar o quanto era bom, como alguns abobadas guitarristas. Tolkki nunca esquecia das músicas em si. O Matias é esforçado, mas longe da presença musical de Tolkki (digo musical, porque de palco o gordinho era zero). Em determinado momento do show em POA, Matias e o baixista, o Lari Porra (sem piadas por favor) fizeram uma "briguinha de solos". O Porra é porra do caralho, debulhou o cara.
Em síntese, eu daria nota 8 pro Polaris. Assim como outras bandas, não são todas as músicas que eu gosto da banda. Eles adoram tocar um speed metal que me cansa, por isso eu gosto mais de sons como "EagleHeart", "Hunting high e hand low", "Elements", "When the night meets the day", "Fantasy", "Kiss of the Judas", e por aí vai.
Quanto as faixas deste album , vou destacar "Higher we go", um heavy metal bem trabalhado e empolgante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário